ADENAUER, NERO E O IDOSO
Cícero, sessentão, 40 anos antes de Cristo, escreveu um livro, não lembro o nome – acho que De Senectute, algo assim -- em que faz o elogio da velhice. Ele dizia que todos desejam chegar à velhice, e quando chegam, acusam-na. “Devo grandes agradecimentos à velhice por ter aumentado em mim a avidez da cultura e diminuído a da bebida e da comida”.
Norberto Bobbio, em novo livro sobre o assunto e com título parecido, diz que quem louva a velhice não a viu de perto, concordando mais ou menos com essa história shakespeareana de que a velhice é a segunda infância. Vá lá. Outro dia eu fui a uma entidade pública. Fila enorme. Uma jovem gentil atacou: “Olhe, a fila dos idosos é ali, o senhor tem direito”... Etc.
Então eu passei à frente de todo mundo e fui guerrear com a burocracia. Fiquei matutando com essa condição de “idoso”. Até hoje não me refiz do choque. Já enfrentara fases traumáticas. A dos 40, quando chegamos nos “enta”. A dos 50. Puxa! E agora? Meio século! Chegarei aos 80? E, não faz muito, a dos
Idoso é a senhora sua mãe, me deu vontade de dizer à jovem. Idoso como? Ela sabia da minha idade? Olhou meus documentos? Me viu apoiado em alguma bengala, humilde e curvo como uma vírgula? Pior foi ler o cartaz que orientava a fila: “Gestantes, deficientes físicos e idosos”. O ridículo, a partir de uma certa idade, é como você fica avaro em matéria de tempo. Briga por causa de um mês, de um dia. E os cabelos brancos, mesmo prateados e fartos como os meus?
Minhas filhas acham que, tirando a barba, eu ficaria mais novo. Meu medo é tirá-la (uso barba há 35 anos), melhorar a aparência de velho e ganhar cara de velha. Idade tem dessas coisas. Adenauer salvou a Alemanha aos 82 anos. Nero tocou fogo em Roma aos 35. E a verdade é uma só: -- a gente sempre envelhece, mas raramente amadurece. Os antigos diziam haver três sexos (e eu já repeti isso 300 vezes): -- o sexo masculino, o sexo feminino e o sexagenário. Fazer o quê?
2 Comments:
___________________________________
****** BLOGO.ÉS.FERA ******
___________________________________
SEJA MEU PARCEIRO E ESCREVA O QUE BEM QUISER. OCUPE O ESPAÇO DO COMENTÁRIO E FAÇA DELE O SEU PEQUENO JORNAL. POIS SOMENTE AS PESSOAS, DEPOIS DE INFORMADAS, GOSTAM DE COMENTAR E DAR SUA OPINIÃO.
___________________________________
"MATUSALÉM, NOÉ E OS NOVOS VELHOS"
Matusalém viveu 969 anos. Noé uma das figuras mais conhecidas da Bíblia e da história da humanidade foi pai aos quinhentos e três anos de idade. Sim, foi pai de Sem, Cam e Jafet. Mas, Noé recebeu o anuncio de Deus de que o homem teria que passar 120 de provações((Gn 6.3), de do mesmo Deus
recebeu o projeto de construção de um barco, chamado aquela época de Arca(Gn 6.14-16). Depois do
dilúvio Noé foi ser agricultor e plantou uma vinha, que produziram excelentes uvas. “Um dia Noé tomou tanto vinho que tirou sua roupa e ficou andando nu na tenda, (Gênesis - 9,20). Cam, foi amaldiçoado.” Devo dizer que, em todos os aspectos, ninguém deseja a velhice, mas como assim tem que ser, devemos saber viver a velhice com dignidade e aceitá-la.
Hoje existe um mercado direcionado para os idosos, a quem estrategicamente eles não chamam de idosos, e sim “terceira idade”. Então, um idoso pessimista, meu conhecido, reclamou: “Terceira Idade é umas cordas velhas, nos estamos é lascados”. Agora, os gananciosos capitalistas dessa faixa etária resolveram mudar o nome do pessoal dessa faixa etária, que agora é denominada de “Melhor Idade”. Assim, para dar uma falsa aparência de que estão concedendo benefícios ao pessoal da “Melhor Idade”, bancos, repartições públicas concedem guichês especiais cujo número de pessoas na fila é bem maior do que os outros guichês. Nos ônibus urbanos, existem até cadeiras especiais; nos interurbanos duas passagens são gratuitas para aqueles maiores de 65 anos. Minha cunhada agora só vive viajando sem pagar.
Mas, parece-me que ser idoso ou da “Terceira Idade” ou da “Melhor Idade” tem suas vantagens, pois a quantidade de pessoas querendo ser mais velho não está no “Gibi”. Algumas pessoas, de não tão avançada idade, pintam os cabelos de branco para se parecer com idoso, principalmente os homens. As garotas passam a achar ele um “Charme”. Tem homem que são cabeludos e ficam careca, enquanto carecas fazem implante para ficar cabeludos. Nas mulheres acontece o contrário, elas vivem a tingir o cabelo de preto ou de louro para se parecer mais jovem. Algumas até pintam o cabelo com uma cor berrante, tal de acaju, de tons vermelhos amarelados, pois acham que dão uma impressão de “Femme fatale”, uma “loba”. Mas sobre essa cor que elas colocam no cabelo, o Filismino, um sertanejo meu conhecido, acha que é uma cor parecida com a cor de “fundo de mocó”, aquele roedor que existe no mato. Não sei o que ele quis dizer com isso. Vou pesquisar.
Mas, como eu estava a dizer, hoje existe toda uma parafernália de equipamentos sofisticados, produtos, psicólogos voltados para as pessoas não envelhecerem de qualquer maneira, mas isso visando somente o lucro. Um dia um psicólogo comentou: “não existe velhice se o seu espírito é jovem”. Todos ficaram maravilhados com a frase de feito do psicólogo, saíram da palestra e foram para as academias de musculação, gabinetes de beleza, contrataram “personal treinée”, consultaram geneticista e aja venda de remédios milagrosos para perda de ereção e falta de libido. Fui informado que tem mulheres de 80 anos que ainda menstruam, não acreditei, mas também não duvidei. Os idoso freqüentam academias pois descobriram que, com o avanço da idade, tudo, mas tudo mesmo vai diminuindo de tamanho, inclusive o pingolim. Para ficar bonita e sempre jovem a Dercy Gonçalves declarou já fizera tantas plásticas, que o excesso de pelancas darias para alimentar cinqüenta gatos. Imaginem só, a nossa inesquecível Dercy.
Mas, ser idoso tem suas vantagens sim, para os homens a vantagem é que, quando somos jovens, somos seletivos demais na escolha das mulheres, quando nos tornamos idosos qualquer “couro velho” que aparecer serve. Mas, o mais interessante é que quando somos idosos, principalmente quando temos uma graninha, aparece-nos cada ”gatinha”, hummmmm! Com as mulheres idem, elas só querem “gatões, mas a maioria deles interesseiro, “de olho na boutique dela”. Para agradá-las eles dizem que "panela velha é que faz comida boa" Mas descobri, entanto, que muitas vezes o amor do idoso é diretamente proporcional a idade, pois vejam só a quantidade de casais, de mais de quarenta anos de convivência, que se separaram em troca de parceiros mais novos, ou seja, com menos idade, principalmente em pessoas que tem muito dinheiro, isso acontece todo dia.
Quanto a minha aparência eu, por exemplo, não usava barba, agora estou usando e fiquei com uma aparência de mais velho. Minha mulher adorou pensando que, com minha barba grisalha, seria um fator negativo para mim, que iria afugentar os constantes ataques das “gatinhas”. Enganou-se, estou sendo assediado, massacradamente. E aja academia.
Quando somos idosos não nos damos conta do passar do tempo. Fatos acontecidos há trinta anos nos parecem ter sido ontem. Impressionante. É por isso que os idosos guardam tantas mágoas do passado. Meu conselho aos idosos resistentes, contumazes e, também, aos novos idosos: Esqueçam seu passado de mágoas e só se lembrem de coisas boas.
Elixir da Longa Vida, Pedra Filosofal, Alquimia, Fonte Juventude ou qualquer panacéia, hoje em dia tudo é válido. Afinal, a vida é sonho, ilusão. Estamos todos condenados a velhice, preço que tem que pagar àqueles que que ter vida longa. Anime-se, ainda resta uma esperança.
“PORQUE NOSSO BLOG É FERA”
Lembro-me quando do advento da Revolução de 64 e sua consequente evolução, todos nós fomos cerceados da liberdade de expressão. Nos meios culturais qualquer imagem, texto ou palavra tinha que ser passado pela censura e, caso o Censor, que muitas vezes era um rude “agente” a serviço da ditadura, que só percebia as palavras de maneira concisa e explícita, achasse que o texto a ser publicado era contrário a ideologia revolucionária, então o referido texto era censurado, e seu autor podia ser enquadrado na famigerada “Lei de Segurança Nacional”, podendo ser preso.
Um dos segmentos que mais esteve à mercê dos “Verdugos da Ditadura” foi a imprensa brasileira. Porta-voz da sociedade, como também por assumir a missão de ser um informador dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos de um país, a imprensa viu-se acuada pela falta da liberdade de informar. Muitos jornalistas foram presos, outros torturados, e até mortos. Enfim, após 21 anos de mordaça, veio a abertura política e a imprensa ansiosa para cumprir o seu mister, retomou a sua verdadeira missão, que é a de informar, em toda a sua plenitude.
Estamos em uma nova era. Com a universalização da Internet, favorecendo e fomentando a interação de opiniões, principalmente entre os que fazem a imprensa, a liberdade de expressão tornou-se ainda mais abrangente e acessível. Hoje, não vale somente a opinião dos jornais, através de seus jornalistas, que muitas vezes eram acusados de formadores de opiniões, opiniões essas unilaterais, formatadas em um pensar isolado, único. Hoje, as opiniões devem ser divididas e compartilhadas com os leitores, fazendo assim preencher os vazios desse egoísmo de ser o detentor de informação unilateral, ou seja, de opiniões somente do ponto de vista do jornalista ou do jornal.
Mas um fato curioso me causa estranheza, é quanto aos conceitos que se fazem, em plena época de universalização da comunicação, à liberdade de imprensa e liberdade de expressão, pois num momento em que a política brasileira transita na perfeita liberdade democrática. O que eu estranho e acho curioso é que com a entrada no cenário da comunicação a internet, principalmente pelo uso disseminado de blogs entre os jornalistas, favorecendo a interação com o leitor, quando o mesmo é chamado a dar sua opinião, o jornalista “dono do blog” configura-o para que as opiniões dos leitores passem por sua aprovação. Inacreditável este comportamento, tendo em vista que os que fazem a imprensa brasileira levantam a bandeira da “liberdade de expressão”, tão defendida por eles, principalmente quando da época da repressão militar. E hoje, em pleno vigor democrático, muitos jornalistas que possuem “blog” querem atrair leitores para seus blogs e, ao mesmo tempo, obliteram as opiniões dos mesmos, ao enviar a mensagem “AGUARDE A APROVAÇÃO DE SEU COMENTÁRIO”, macaqueando as mesmas atitudes dos “CENSORES” da não tão saudosa “ditadura militar”.
O “BLOG FERA”, do qual eu participo, é o mais democrático de todos que existem por aí, não só devido a liberdade que temos em comentar, sem passarmos pela “censura mesquinha dos pequenos déspotas”, como também pela qualidade do que aqui se escreve. E, apesar de que outros blogs sejam bem mais comentados que o nosso “BLOG FERA”, os comentários contidos nos outros são vazios, repetitivos, tolos, medíocres e, muitas vezes, com opiniões fabricadas pelos próprios donos. Mas eles não são “BLOGS” são “BLAGUES”. O nosso é um “BLOG FERA”. Sensacional!... o melhor do Brasil. É eclético. Aqui nós comentamos política, economia, teologia, filosofia, música, literatura, sociologia, folclore, história, piadas e, até, conversa fiada, algumas besteiras, não muitas, mas de bom gosto.
E é por isso que eu me sinto feliz em comentar no “BLOG DOS FERAS”, seguindo os “Passos” de quem fornece luzes, como o sol, para que se façam comentários proveitosos.
Postar um comentário
<< Home