sexta-feira, fevereiro 29, 2008

INUTILIDADES

Um eleitor curioso pegou lápis e papel, fez as contas e mostrou o desempenho dos 22 deputados federais do Ceará, em 2007, em 149 sessões deliberativas. Renan Calheiros dominou a podridão ao ano. Mauro Benevides fez 409 discursos, nenhuma proposta constitucional, nenhum projeto-de-lei complementar, nenhum projeto de resolução da Câmara e apenas quatro projetos-de-lei. O velho Mauro, vocês sabem, é campeão mundial do discurso de sobremesa, o protótipo do político matraca. Mas isso não é novidade. Se morrer o papagaio de um figurão da terra, o papagaio vira a águia de Dostoievski e é homenageado pelo verbo de Mauro.

Com tanto discurso para nada, em que o Ceará foi, efetivamente, beneficiado por sua bancada federal para melhorar a qualidade de vida de sua gente? Muitos vereadores de Fortaleza fizeram mais. O povo não tem como saber dessas coisas. O eleitor se deixa levar por marqueteiros bem pagos. Tudo lamentável. O Inácio Arruda fez 27 discursos e apresentou sete projetos-de-lei. Sim, o Inácio, sempre um campeão de votos, foi uma bolha. Pelo menos uns dez ou 17 foram uma ficção. Não brilharam nem à luz de lamparinas. Esses dados deviam ser distribuídos ao eleitorado. Talvez, quem sabe, gerasse o voto da vingança.

ESTILOS


O Lula não lê. Alega não ter tempo. Com algum esforço, corre os olhos na Bíblia. Acha a língua portuguesa muito confusa, e só pode ser confusa uma língua que tem, segundo os gramáticos, cerca de 800 mil palavras e 12 mil verbos. A Bíblia, ele soube, escrita em hebraico, tem apenas quatro mil palavras, e é o livro mais lido do mundo. É seu livro de cabeceira. O de D. Marisa é Guimarães Rosa, o qual ela passa a noite olhando a capa e acha uma obra-prima.

É OU NÃO É

Já disseram os ingleses que a democracia é como a gravidez: nenhuma mulher pode estar um pouquinho grávida, como não pode ser um pouquinho democrática.

MISTÉRIO

Vejam o que descobri, depois de queimar as pestanas: só não toma leite com manga e só tem medo de vento encanado quem ganha menos de um salário. O que é outro mistério do mundo.

CAPITALISTA


O PT garante ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não de operários, porque estes mesmos querem é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. e tal. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo. Dizem, aliás, que só é petista quem não pode ser capitalista.

domingo, fevereiro 24, 2008

CORRA, NÃO MATE, NÃO MORRA


Quando vejo a violência estúpida nas estradas, lembro-me do ex-ministro Armando Falcão. Eu fui almoçar com ele, em sua bela fazenda “Massapê Grande”, em Quixeramobim. Grande conversador, bem informado, passei o dia lhe ouvindo. Ministro da Justiça duas vezes, uma no governo de JK e outra no governo Geisel (que como presidente foi visitá-lo na fazenda), Armando faz parte da história do Brasil, inclusive como deputado federal e candidato derrotado ao governo do Ceará, dos muitos episódios que ele conta no livro autobiográfico “Tudo a Declarar”.


Sua fazenda, bem cuidada ao extremo, é secular, patrimônio da família, em estilo colonial, piso de madeira encerada, toda pintada em azul e branco, com capela e lindas árvores. Uma delas com placa, uma tamarindeira de 112 anos. Um aeroporto de 800 metros de comprimento, todo em asfalto, facilita o acesso aos muitos amigos que o visitam, procedentes de vários pontos do país. (Sei que hoje não deve ser mais assim. A velhice bateu-lhe à porta, sua importância política passou e grande parte dos amigos já morreu).

Toda essa introdução para contar o seguinte. Na hora de voltar para casa, no automóvel, Armando Falcão puxou conversa com o motorista e fez uma observação da qual jamais vou esquecer:


-- Olhe aqui, amigo. Até os 80km, o carro pertence ao motorista. Aos 100km, o motorista pertence ao carro, e acima disso os dois pertencem ao Diabo...

FALTA UM PROJETO NACIONAL

Tudo bem. Lula pagou a dívida externa, tem reservas de R$ 4 bilhões. Etc. e etc. Mas, e a dívida interna, como fica? Quero dizer uma coisa: a História está clamando por um projeto nacional. O que há de mais importante debaixo do sol é que a descoberta de novas técnicas de produção, de novos produtos e de novos materiais está tornando obsoleta a estrutura que orientou a II Revolução Industrial, baseada no modelo fordista e na organização taylorista do trabalho.

Desenvolvimento e pesquisa passam a ser os compromissos principais nos custos de produção em detrimento de mão-de-obra e matéria-prima. Nesse quadro, não há como fugir a uma economia regionalizada e paradoxalmente globalizada. Pague suas dívidas, Sr. Luís Inácio Lula da Silva, mas desenvolva um projeto nacional concreto e capaz de sair da colossal conversa fiada que tem sido o seu governo. Ou seu projeto nacional vai se resumir na troca da geladeira velha por uma nova na cozinha miserável da dona-de-casa?

LIVRO X SEXO

Pensando bem, livro é melhor do que sexo. Você pode tomar o uísque antes, depois e durante. Livro é sempre com a luz acesa. Quando você termina com o livro, ele não pergunta “foi bom”? Livro nunca está com dor de cabeça.

NATUREZA

A natureza me comove mais do que obras de arte. Era um ipê, ou uma amendoeira, não importa. O certo é que o galho estava lá, em cima do muro. Como um braço quebrado, uma fratura exposta. Tudo por conta de uma ventania. Me doeu.

domingo, fevereiro 17, 2008

TIO SAM

Sensacionais as prévias nos Estados Unidos. Hillary pensava conquistar o voto das mulheres, por ser mulher. Enganou-se, dizem as pesquisas. O criativo neto de africana, Obama, 14 anos mais jovem que sua concorrente e orador brilhante, partiu para as mudanças, como fez Tasso por aqui em 1987. O governo das mudanças, e pegou, e como pegou. Lá em Tio Sam é assim. Uma emoção atrás da outra, e veremos isso ocorrer até 5 de novembro, quando os americanos escolhem seu 44º presidente da República, desde George Washington. Qual deles será o candidato democrata à Casa Branca?

Corre em linha paralela, pelo partido republicano, um veterano da Guerra do Vietnã, John McCain, 71 anos. Ele está com Bush na interminável guerra do Iraque e por isso ganha a simpatia da direita que o despreza. Vai dar trabalho, o velho McCain. Por ele, os EUA ficariam no Iraque por um século, se fosse preciso.

Exemplar a democracia na terra de Tio Sam, não? Lembra a do Brasil nos anos 60, com Tio Castelo Branco, Tio Costa e Silva, Tio Médici, Tio Geisel, Tio Figueiredo, um bando de tios ao alvo...

FRIA


Vem aí o projeto “Bolsa-Geladeira”, idéia petista, aplaudida por Lula. Seguinte: milhões de brasileiros receberão do governo uma geladeira nova, em troca da velha. O plano, politicamente, é bem pensado. O financiamento é quase de brincadeira. As geladeiras velhas serão entregues nas lojas onde o felizardo adquiriu a nova, e de lá elas seguem para as siderúrgicas do país etc. e etc. O grupo Gerdau já deu sinal verde. Mais uma fria da insanidade do PT. Esquisito, não?

ERRO


Um erro político cometerá a senadora Patrícia Saboya, caso aceite o apoio do PSDB na candidatura para a prefeitura de Fortaleza. Sem o PSDB, ela teria mais chances. Isso porque os tucanos têm um azar dos diabos na capital. A própria Patrícia ficou em quarto lugar em 2004. E um erro, em política, é pior do que um crime.

AMOR


O amor ao dinheiro cresce na mesma proporção em que cresce o dinheiro. Por isso os ricos fazem de tudo para fazer crescer o dinheiro que já têm. Puro amor ao vil metal.

sábado, fevereiro 09, 2008

HISTORINHA

Passei na estrada e vi Fazenda Paraíso. Achei bonito, parei e perguntei ao dono o porquê daquele nome. “É que me chamo Adão e minha mulher, Eva”. Fazenda bonita, bem cuidada. Fiquei satisfeito e já ia saindo quando me lembrei: “Tem filhos?” E ele me respondeu: “Sim, dois, e se chamam Caim e Abel”. Minha curiosidade, aguçada, levou-me a uma última pergunta: “Olhe, para ser mesmo o Paraíso, já que tem Adão, Eva, Caim e Abel, só falta a cobra. Tem cobra?” O homem coçou a barba, já meio casmurro, mas respondeu: “Tem, sim”. E gritou: “Eva, chama aí tua mãe...”

POLIDEZ


A polidez é, por vezes, um movimento do corpo, sem corresponder propriamente a uma intenção da mente. Outro dia, por exemplo, mais por manco do que por bem-educado, vi um cavalo branco (não era o de Napoleão) na avenida Bezerra de Menezes a fazer reverências.

RECUPERAÇÃO


As pesquisas andam de bem com o ex-governador Lúcio Alcântara. Se ele aceitar ser candidato a prefeito de Fortaleza, dará trabalho à Luiziane Lins, que já confessou -- não gostaria de enfrentá-lo. Ele já exerceu o cargo, e foi tão bem sucedido que em seguida conseguiu ser eleito o deputado federal mais bem votado do Estado (duas vezes). E deputado constituinte.

POETA

Resposta a uma leitora sobre ser ou não ser poeta. Bom, acho haver poetas que são apenas poetas quando escrevem um poema. Mas há também os que são poetas nas 24 horas do dia. Sempre em transe. Com o gosto perene do sonho. Dormindo ou acordado. Castro Alves, por exemplo, nasceu e morreu poeta. Cada minuto de sua vida curta.

AS VACAS


Nada mais gratificante. Imaginem que fui ver um estábulo e fui muito bem recebido. As vacas, que se achavam deitadas, logo se levantaram, com os olhos em mim. Quem sabe, ali estavam, especialmente reencarnadas, Cleópatra, Messalina, Dalila, Lucrecia e outras bonecas de mil tempos.

DILEMA

Se você tivesse de escolher entre um político criado por macacos ou um macaco criado por políticos para companheiro de dormitório, qual seria a opção? Eu, de mim, pediria um quarto separado.

O ELOGIO

Sempre que leio os louvores exaltados, em que as palavras se derramam, efusivas, borbulhantes, sem que tenham sentido transparente, vem-me a certeza de que a mim também seu autor quis empulhar. O elogio verdadeiro é sóbrio, exato, objetivo. Não faz espuma. Deve antes lembrar o bater firme e seco do martelinho do leiloeiro, que só precisa de uma pancada leve para decidir o lance

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

FAUNA

Lobos, lobinhos, cachorrões, e assim a fauna no Congresso Nacional vai tomando vultos sinistros, alimentados pela falta de vergonha de alguns parlamentares. Está na hora de acabar com a figura decorativa do suplente. Em países civilizados, no caso de o titular não assumir a cadeira no Parlamento, quem assume é o segundo mais votado. O Piauí já deu o exemplo. Em 1986, quando morreu o senador Dirceu Arcoverde, um mês depois da posse, quem assumiu foi Alberto Silva, o segundo mais votado.

E quando cassaram o governador MãoSanta por corrupção, quem assumiu também foi o segundo mais votado, no caso, Hugo Napoleão. Por que não ajeitam esse monstrengo, a Carta de 88,
e não passam a agir coerentemente?

Vamos ter de engolir esse Lobinho? Esse lobisomem? Ou ficarmos entregues a ele numa noite de sexta-feira? Êta merda!

TORCIDA


O Brasil todo torce para que o vice-presidente José Alencar acabe por vencer o câncer que vive a ameaçá-lo. É um homem de bem e dos raros políticos respeitados neste país de Jader Barbalho.

AMAZÕNIA

Por que não aparece nenhum parlamentar com uma proposta para introduzir a Amazônia no currículo escolar? Se a Amazônia representa 60% da superfície do país, não deveria ser objeto de pelo menos uma disciplina obrigatória, exclusiva, por um ano no primeiro grau, seus meses no segundo grau e um ano na universidade? Se não, como exigir que nós, brasileiros, conheçamos e reconheçamos a Amazônia?

É impossível fingir que há controle sobre o que se passa na Amazônia. Os grandes estudiosos e amantes da região, em todo o mundo, estão preocupados. A situação é gravíssima. Se Lula não der uma de doido, criar coragem de doido, muito breve, no lugar mais verde de planeta, só teremos gado, pasto e soja. Nenhum passarinho.

FDP

É comum se ouvir nos corredores do Congresso Nacional: “O deputado tal é um f.d.p. Aquele senador é outro f.d.p. Mas são nossos FDPs. Vamos apóiá-los”.

LIÇÃO GREGA

Os antigos gregos, que também tinham eleições, não deixavam um candidato fazer campanha por um cargo. Consideravam isto desleal. Um candidato podia ser mais bonito que o outro, ou melhor orador, mas não ser tão bom para aquela função quanto outros.

Ah, fôssemos assim!