sábado, fevereiro 19, 2011

A MELHOR DE ARI


Animador de auditório, humorista, locutor esportivo, compositor e político, o mineiro de Ubá, Ary Barroso (1903-1964) ficou famoso em todo o mundo com a sua insuperável Aquarela do Brasil, a música brasileira mais gravada no planeta. Mas, pessoalmente, não considero seu melhor trabalho. A mais bela de suas incontáveis composições é Por causa dessa cabocla, gravada em 1935 por Sílvio Caldas, seu intérprete predileto que também gravou Maria. Ary morreu do coração num domingo de carnaval, no Rio, aos 61 anos.


Falar em Sílvio Caldas, lembra-me que Orlando Silva, em depoimento ao Museu da Imagem e do Som, em 1954 (que tenho em dois CDs gravados por meu amigo e grande conhecedor da MPB, Roberto Lóscio), afirma o seguinte: “Chico Alves tinha voz e não tinha interpretação; Sílvio Caldas tinha interpretação e não tinha voz; então eu tive de entrar com voz e interpretação para chegar aos dois, e dizem que consegui...” Modéstia do Cantor das Multidões em cima do Rei da Voz e do Caboclinho Querido.

Por que morre gente assim, meu Deus?

1 Comments:

Anonymous fatima sombra said...

caro hélio...esse ROBERTO LOSCIO, a kem vc se refere, é um senhor que trabalhava na antiga TELEMAR?...se for, voce pode me fornecer o email dele, ou o fone?. meu nome é fatima sombra, meu email é fatimasombra@hotmail.com , é que éramos maigos e nos perdemos no tempo...agradeço.

5:30 PM  

Postar um comentário

<< Home