sábado, janeiro 17, 2009

PERISCÓPIO

***** Lula costuma rir, quando o assunto é crise mundial. E rir quase em deboche, na base das “marolinhas”. Quanto ao aspecto contagioso do riso dele, não devemos temer qualquer represália de palestinos ou israelenses, procedente de Gaza. Se correr, o riso pega; se ficar, o riso some.

***** Somos assim, “não há poder que nos detenha”. É questão de biotipo, problema visceral, fatalismo congênito, trauma umbilical. Fazer o quê?

***** Josué de Castro, que escreveu A Geografia da Fome freqüentando bons restaurantes em Paris, não constatou que o brasileiro tem por lema “primeiro comer, depois filosofar.” Pedro Leandro, em O leite das crianças, que compôs em parceria com Luís Reis, mostra-nos todo um compêndio de sociologia da fome, quando desabafa: “Não se come poesia!”

***** O lançamento do Decálogo, há milênios, o primeiro Código de Direito Civil e Penal, repercutiu como uma bomba perante a sociedade de consumo da época, indecisa entre as ofertas de Deus e as do Diabo. Moisés era um bom sujeito, mas cheio de empáfia. Só conhecia um tempo de verbo: o imperativo. Não faça isso, não faça aquilo, não...

***** O mal dos novos jornalistas é a imodéstia. Mesmo os estagiários têm vergonha de perguntar. Sentem-se humilhados em aprender. Não é curioso?

***** Até hoje não foi possível descobrir, nem mesmo na própria casa, um local seguro para defender o homem da poluição mental que invade os lares, através dos modernos meios de comunicação.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"GIROSCÓPIO"
*****As Hienas costumam rir, quando se banqueteiam com restos de animais em decomposição. Certo que, alguns habitantes da espécie marinha são devoradores de restos em decomposição, como os camarões, tão apreciados por nós, mas eu não sabia que Lulas faziam o mesmo.

*****Nós não somos assim "há um poder que nos de detém". É questão de jeito, problema intestinal, trauma castral. O que fazer?

*****Josué de Castro, que vive na região geográfica da fome do nordeste, passando necessidade a toda hora, tem por lema "primeiro comer, depois defecar". Pedro Leão,em parceria com Luís Plebeus, pedem esmolas na ecologia da fome do nordeste, quando desabafa: "a coisa mais difícil é adquirir o leite das crianças. Não se come poeira.

*****Não faça isso, não faça aquilo. Diz o Moisés, pai de um menino da periferia. Moisés é um bom sujeito e cheio de conselhos. E diz, para o menino: Anda Direito menino, pois se tu for preso pela CIVIL, tu vai acabar no PENAL.

*****O mal dos novos bloguistas é a falta de modéstia. Mesmo os estagiários de bloguistas têm inibição em perguntar. Acham humilhante aprender. Não é original?

5:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

ótimo post!
Pode até ser bom ser otimista em tempos de crise, mas do jeito que Lula está parece que ele pensa que o Brasil é uma potência maior que os EUA que estão enfrentando a crise por saber o quão devastadora ela é.
Com a popularidade que ele tem, bem que poderia alertar os brasileiros e dizer para comprarem mais consciêncientemente.
É isso que foi dar votar em um semi-analfabeto...

10:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Lula sempre foi marionete. Nos tempos da Ditadura Militar, implantada em 64, o trabalhador brasileiro necessitava de ídolos, mesmo em plena época de opressão. A máquina militar criou Lula e ele se tornou uma espécie de válvula de escape, dando, ao mesmo tempo, uma feição de que a Ditadura Militar braileira não era tão cruel como diziam.Para a opinião pública interna e externa, Lula representava a "Liberdade de expressão em plena Ditadura.
Muito gozado, não é!
E, no retorno à democracia, Lula continua sendo marionete, a satisfazer e agradar os representantes do poder econômico, do capitalismo, tão condenado por ele, nos tempos em que era metalúrgico do ABC. Quanta incongruência!
Quando Lula deixar o mandato presidencial e a tal euforia acabar, aparecerá o desastre econômico, e os próprios capitalistas dirão: "O nosso país jamais deveria ter sido dirigido por um semi-analfabeto.
Acontece que Lula tem carisma,chegará ao fim do mandato com uma popularidade estrondosa, pois os capitalistas querem eleger o próximo presidente, e os capialistas necessitam da imagem e do carisma de Lula. E Lula fará o que eles querem, pois seu futuro já está garantido. Quando deixar a presidência, ele receberá todas as benesses de um ex-presidente,e, futuramente, será poderá ser senador da república, onde irá passar oito anos na vida mansa, tal e qual os outros ex-presidentes.
Depois que deixar a presidência, poderá até lançar um livro sobre o seu governo, dirá o que fez e o que não pôde fazer e, só não será candidato a uma vaga para Academia Brasileira de Letras, porque não estará mais na presidência da República. Ficará, no entanto, na história do brasil, permanentemente.
Quando for Senador, como os outros ex-presidentes,Lula, mesmo isolado no plenário, continuará vivendo a eterna glória de ter sido presidente da nação. Melancólico? não, que nada!Remoendo gratas lembranças...
Será convidado pelo presidente Obama, para dar palestra da Casa Branca e cobrará uma fortuna.
Se Lula agora, com o poder nas mãos,está enclausurado no palácio, quando tem a oportunidade e estar mais perto do povo, imagine-se ele, quando estiver vivendo somente das ilusões de um passado glorioso, em que foi Presidente do Brasil.

1:50 AM  

Postar um comentário

<< Home