sábado, janeiro 10, 2009

DE DINAMARCA A SERRA LOA


O Brasil é o único país em que, no futuro, todo mundo terá seu retrato numa nota durante 15 minutos. É um país inzoneiro, como na obra imortal de Ari Barroso, um país excitante, cheio de salvadores, pelo menos a julgar o que disseram todos os seus presidentes, sobretudo o atual, o popular Lula, quando dispara improvisos que, se não dão para rir, dão para chorar.


Estamos numa fase – é só analisar os discursos no Congresso – de nunca acordar dois dias seguidos no mesmo país. Não sabemos em que país estaremos vivendo depois de Lula, com novo presidente, novos governadores, senadores e deputados. Pode ser um e pode ser o seu contrário, ou pode ser uma reprise. Mas, depois de ler as notícias publicadas no dia-a-dia da Imprensa, o Brasil, todos dizem, é um país de formidáveis e imbatíveis corruptos. O próprio governo dá maus exemplos, extravagantes exemplos.


Há corruptos em diversos ministérios, cada um agindo em faixa própria. Eles se ressentem até da falta de normas. Muitos não realizam todo o seu potencial porque não sabem até aonde podem ir. Como quase não são denunciados e, quando isso ocorre, dificilmente punidos, os corruptos brasileiros não têm parâmetros para julgar seu trabalho. Não há reconhecimento para o efeito multiplicador da corrupção na economia.


Lula, com sua impressionante popularidade, já pensa em monarquia. Na verdade, como na França de De Gaulle, ele é único. É o único primeiro, e não há segundo. Queremos experimentar de tudo, provar de todo o vasto banquete de possibilidades que é a vida. Parlamentarismo? Não sabemos bem o que é, mas parece interessante. Presidencialismo? Deve ser divertido. Manda. Ah, é o que está aí? Então vamos criar o inusitado. Por exemplo, o Ministério da Corrupção.




Em Brasília, nenhum espanto, surpresa com o novo ministério. Tudo regulamentado, não faltaria quem se prontificasse a assumir a nova pasta, até de graça, só para ter o ponto. Como que dormir uma noite na Dinamarca e acordar e se fixar em Serra Leoa. Manda.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabens Hélio pela ideia da criação do MINISTÉRIO DA CORRUPÇÃO,sim, até porque o MINISTÉRIO DA IMPUNIÇÃO,já está em pleno funcionamento.Afinal, Onde está a PAZ que queremos? Nas mãos dos que PAGAMOS para nos defender? Nas CAMINHADAS que fazemos em favor dela? Ou na GESTAÇÃO de um Estado que nunca quer PARIR a segurança? Ceifaram a vida do meu marido - Dr.Waldo Pessoa - dentro da sua clinica (l4/12/2006), enquanto trabalhava. As perguntas que fiz acima, ainda estão sem respostas...Parabens pela sua coragem de EM VEZ de calar, continuar escancarando toda essa sugeira...Joselia@secrel.com.br

1:04 PM  

Postar um comentário

<< Home