sábado, janeiro 31, 2009

PERISCÓPIO

***** É Gorki quem nos conta, nas suas memórias de Tolstoi, que ouviu do mestre,

entre outras, esta lição: “A verdadeira sabedoria não é prolixa.

Exemplo: -- Senhor, tende piedade de nós.”


***** Para mim, não é sem uma razão profunda que literatura rima com cultura. Não entendo uma sem a outra. Como reconhecer e proclamar que Quincas Borba é uma obra-prima, se não tenho a consciência de sua grandeza e de sua importância?


***** Não sei onde li que não se pode sair da sombra, mesmo por alguns momentos, sem excitar o ódio alheio. Mas sei que devemos convir em que a luz, em si, é uma recompensa, e que o ódio de alguns já constitui para estes uma forma de castigo, por trazer em si a flagelação do invejoso.



***** Vi, semana passada, no centro da cidade, um senhor bem vestido, de boa aparência, estendido ao comprido do passeio, morto, e dele recolhi esta lição de humildade: cada um de nós deve estar preparado para a eventualidade de morrer na calçada da rua.



***** Resposta a uma leitora sobre ser ou não ser poeta. Há poetas que são apenas poetas quando escrevem um poema. Mas também os que são poetas nas 24 horas do dia. Sempre em transe. Com o gosto perene do sonho. Dormindo ou acordado.



***** Um dia, mexendo em livros, achei esta frase sem achar o autor: “Pior do que ter saudade é não ter do que ter saudade.” Coisa linda, hem?




9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

GIROSCÓPIO
________________________
É DEMAIS
************************

##### Um dia, vasculhando em livros de um sebo, encontrei esta frase, cujo autor assianava ao seu final: “Melhor do que ter maldade é não ter do que ter maldade.” Que lindo!!!?

3:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Resposta a um leitor sobre sobre frases dos seus poemas que coincidem com as dos meus poemas. AMIGO, há poemas que são apenas poemas quando os escrevem poetas. Mas também os que são poetas que o são eternamente inspirados, acordado ou dormindo,no alvorecer e no anoitecer, na tristeza ou na alegria, amando ou sem ser amado, daí as coincidências.

4:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Leiam minha participação no blog, se não faz bem, mas também não é tão ruim assim. E outra, já estou aposentado, não quero tomar emprego de ninguém, apenas participar.

4:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Até porque sou convidado especial do dodo BLOGOSFERA, pois ele me fez o convite assim:

"BLOGOSFERA
AS PESSOAS, DEPOIS DE INFORMADAS, GOSTAM DE COMENTAR, DAR SUA OPINIÃO. POIS SEJA MEU PARCEIRO E ESCREVA O QUE BEM QUISER. OCUPE O ESPAÇO DO COMENTÁRIO E FAÇA DELE O SEU PEQUENO JORNAL."

Você me entendeu, meu camarada!

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Em assim sendo, eu jamais poderia perder esta oportunidade de fazer deste BLOG o meu jornal, meu livro de poemas, meu diário,e, até, meu B.O particular, pois foi o dono do BLOG que me convidou. Morou, Moraissss...

4:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Vi, semana passada, no centro da cidade, um mendigo, magricelo, pálido, de aparência sofrida, caído ao longo da calçada, "morto" pela fome, e dele fiz reflexão, ao comparar a vida dele com a de muita gente que tem o que comer, embora sendo arroz e feijão, mas que vive a reclamar. Eis a reflexão: Quem tem o que comer, vive a reclamar do que come, não enxerga que existam pessoas que morrem de fome, simplesmente porque não tem o que comer, enquanto uns passam fome por vaidade.

6:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Rapaz, eu não sei onde li que não se pode sair à luz, mesmo por alguns minutos, sem que os outros tenham inveja de nós. Mas sei que devemos convir que a sombra, em si, é uma recompensa, e que não gerará ódio de alguns,já constitui para estes, uma forma de satisfação, por trazer em si o prazer de que vivemos no anonimato.

7:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Não sei, mas dizem que o Rei Samolão tinha bastante sabedoria, e era prolixo. Está na Bíblia. A ele é dado autoria de 5 livros: Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. Se não cinco, pelo menos três. A sabedoria não é somente,exemplo: "Rogai por nós"

8:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

##### Um amigo meu, o Quincas Barbosa, repentista de valor, não entende de literatura e muito menos de cultura, mas basta dar o mote, que ele faz rimas profundas, que são verdadeiras obras-primas. Ele não tem consciêcia, mas para mim ele tem importância, tenho consciência de sua grandeza.

9:40 AM  

Postar um comentário

<< Home