sábado, dezembro 06, 2008

E MAIS:

***** Enquanto Salvador Dali reconhecia que os seres que nos rodeiam estão muito mal pintados, Picasso apresentava a prova, transpondo-os para seus quadros mais famosos.

***** Li num desses contos infantis que os candidatos a empregos públicos, no país dos pigmeus, tinham de equilibrar-se numa corda, dando saltos. Ganhava o cargo quem pulasse mais alto, sem cair. E se adotássemos esse processo no Brasil?

***** Não demora muito, e não teremos mais crime contra a honra, os bons costumes, contra o próximo. Pela boca de um personagem, Dostoievski reconhece que, se Deus não existe, tudo é permitido.

***** Ao me ver amparado numa bengala e claudicando, por causa de uma queda do cavalo, o velho amigo me consola: “Vá por mim. Em matéria de doença, antes o varejo que o atacado.”

***** Uma leitora quer saber em que parte de “Dom Casmurro” aparece a forma completa do nome de Capitu. O nome é Capitulina e aparece, uma única vez, no capítulo XIV, quando a menina, já de namoro com o narrador, escreve o nome dele (Bento) e o dela, com um prego, no muro do quintal.

***** Se você tivesse de escolher entre um político criado por macacos ou um macaco criado por políticos para companheiro de dormitório, qual a opção? De mim, pediria um quarto separado.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"E MENOS:"
*****Enquanto Chico da Silva pintava criaturas fantásticas no Pirambu, Antônio Bandeira pintava o contrário na França.
*****Li num desses contos eróticos que as candidatas a empregos públicos, num país de ladrões, tinham que se aventurar, dando saltos,na cama. Perdia o cargo que não soubesse ou tivesse habilidades. Só não consegui saber que pais era esse.
*****Não se respeita a honra nem os bons costumes, nem a nossa honra, nem a do próximo. Pela boca de um personagem urbano,um mendigo da Praça Jose de Alencar:"Se a esmola é generosa, Dou graças a Deus, se não receber esmola, nem me lembro do nome de Deus".
*****Em matéria de doença, por causa de queda de cavalo, avisei para um velho amigo, não compre bengala no varejo, e sim no atacado.
*****Enquanto a Capitulina escreveu o nome de Bento com um prego na parede, demonstrando todo seu amor, na Bíblia (Juízes 4.15-24 e 5.24-32), Jael, mulher de Heber, enfiou um prego na testa de Sísara (general), que se refugiu na tenda de Jael, com a permissão dela.
*****Prefiro um político criado por macacos. Segundo La Bruyére, “Até mesmo os homens honestos precisam de patifes à sua volta. Existem coisas que não se podem pedir às pessoas honestas para fazerem.”

9:48 AM  

Postar um comentário

<< Home