sábado, agosto 09, 2008

ACONTECEU EM AGOSTO...


Agosto, mês de desgosto, superstição boba. O apóstolo Paulo afirmou que uma das características da proximidade do Final dos Tempos é que os homens continuam enganando e sendo enganados. Ora, se existe uma espécie de engano que escraviza bilhões de pessoas no mundo, deixando-as neuróticas, este é a superstição; e se existe um país onde os índices de supersticiosidade batem no teto, este é o Brasil.

É muito comum vermos pessoas envolvidas com alguma espécie de superstição, seja ela crendice, magia ou uma simples simpatia. Não são poucos os que se apavoram com o mês de agosto, não fazendo nada de especial nessa época do ano por achá-la catalisadora de maus agouros. No entanto, o cristão genuíno, que guia sua vida pelas Sagradas Escrituras, está livre do jugo da superstição. Bater na madeira para neutralizar eventos negativos; trazer consigo um pé coelho para dar sorte; não passar por debaixo de escada, nem cruzar com gato preto ou quebrar espelho, para não dar azar – eis algumas das principais manifestações de ignorância decorrentes da superstição popular.

Ainda assim, cá comigo, tenho minhas interrogações. Na política brasileira, espanta saber: Getúlio morreu em agosto, Jânio renunciou em agosto, JK morreu em agosto e em agosto tentaram matar Lacerda; Costa e Silva morreu do derrame que sofreu num último dia de agosto.

Orlando Silva morreu em agosto. Carmem Miranda morreu em agosto. Agosto, do latim augustus, mês criado por decreto em homenagem ao imperador César Augusto. Em compensação, Collor nasceu em agosto e, imaginem, eu nasci em agosto e no meu aniversário nasceu minha filha, e casado sou com uma mulher formidável nascida em agosto, igualmente o mês do nascimento de meu pai e de minha irmã. Foi aí que o mundo melhorou.

Coincidência? Evidente. Não sou supersticioso e também não sou de andar em igrejas. Contudo, o fato de superstição e religião não serem sinônimas não significa que uma não está de alguma forma ligada à outra. Sem dúvida, a superstição está associada à religiosidade. Mas vamos parar por aqui, pois agosto ainda está pela metade. Dá licença, deixa eu passar com meu gato preto...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Brasil......¿País muy aficionado a la numerología?

6:45 AM  

Postar um comentário

<< Home