Jabuti Sobe em Árvore
Quem diz que jabuti não sobe em árvore, erra. Sobe, e como sobe. Na política, então, os exemplos chovem
Em qualquer país do mundo, cargos políticos são preenchidos por políticos. Quando vence a oposição, trocam-se os cargos de chefia e assume uma nova equipe, que está afinada com o novo governo. Isso é respeito ao povo que votou. Mas no Brasil a coisa é complicada.
Começa que os ministros (e a opinião pública) acham uma imoralidade nomear indicados por políticos para cargos temporários de confiança. Como o ministro não conhece tanta gente capaz (ninguém conhece), acaba nomeando o primo da empregada da manicure de sua mulher. Não faz concessões aos políticos.
O novo manda-chuva erra, ao pensar que burocratas sejam capazes de formulações políticas, indispensáveis em qualquer administração de alto nível. Esperam eficiência em um segundo escalão comprometido apenas com a rotina garantidora do cargo. Querem que o burocrata que leva ossos para seu cachorro seja eficiente no segundo escalão.
Evidente, não adianta querer que água suba cachoeira ou que jabuti escale uma arvore, embora tenhamos mil exemplos de jabotis que escalam, sim, e como escalam!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home