sábado, junho 07, 2008

OBAMA, 1º SOBRINHO NEGRO DE TIO SAM


Barack Obama, é quase certo, será o primeiro negro a presidir os EUA. Tem tudo para ser o candidato democrata ao mais cobiçado cargo do planeta. Jesse Jackson, em 84, um ministro batista negro, chegou perto de ser candidato. Venceu cinco primárias. Em 88, levou 11 Estados.

E o único prefeito negro da história de Nova York, David Dinkins, governou de 1990 a 1993, uma administração marcada por violentos conceitos étnicos. Agora vem Obama, e vem forte para presidir um país em boa parte racista, que já matou o líder negro Luther King (1968), Prêmio Nobel da Paz (1964).

Os americanos já viram quatro dos seus presidentes assassinados: Lincoln (1865), James Garfield (1881), McKinley (1901) e Kennedy (1963), isso sem falar nos atentados que sofreram Andrew Jackson, Truman, Gerald Ford e Reagan. Uma estatística meio sinistra.

No Brasil, depois da Guerra de Canudos, o presidente Prudente de Morais, no dia 5 de novembro de 1897, sofreu um atentado, que não o atingiu em nada, mas acabou por matar seu Ministro da Guerra, Carlos Machado Bittencourt. No aeroporto de Recife, em julho de 66, maletas com explosivos foram utilizadas contra o presidente Costa e Silva. Mas nada se compara à violência dos americanos.

Obama sabe disso e, ainda mais por ser negro, há de tomar precauções redobradas, se de fato, como tudo está a indicar, for eleito presidente dos Estados Unidos. Não sabemos o que será feito de Hillary, que apóia Obama, mas não quer saber da vice-presidência, embora esteja disposta ao que for de seu alcance para manter os democratas no poder.