domingo, fevereiro 22, 2009

PERISCÓPIO

***** Já se foi o tempo em que ninguém se metia em briga de marido e mulher – nem o marido. Hoje todo mundo se mete em tudo. Isto começou depois que definiram o direito à intimidade, também conhecido por privacidade, palavra que o Morais e o Aulete não registram. Além de feio, é um neologismo malformado e inútil. Afinal, íntimo é uma coisa; privado, outra.


***** Depois de assistir ao excelente “Um Sonho de Liberdade”, com um magistral Tim Robbins e sem esquecer a perfomance de Morgan Freeman, só me resta dizer: o prisioneiro inocente que pode derrubar as paredes do seu cárcere e não o faz, não passa de um covarde.


***** “Não tendes, porque não pedis”. Essas são as palavras de Tiago aos primitivos cristãos, mas estas mesmas palavras se aplicam a muita gente que, podendo ter muito, têm pouco.


***** Contrariando todos os boatos, tudo leva a crer que Tasso é candidato apenas a se manter no Senado. Para o governo do Estado, lutará pela reeleição de Cid Gomes. Quanto a Ciro, não há sinais de que pretenda deixar a Câmara Federal.


***** De Humberto de Campos, o autor mais lido de sua época: “As tempestades derrubam as árvores fortes e altas por mais enraizadas que estejam: mas a elas resistem as modestas plantas flexíveis e a selva do campo.”


***** Bateram recordes em notinhas de nossos jornais: o ministro Ubiratan Aguiar, presidente do TCU, e o desembargador Ernani Barreira, presidente do Tribunal de Justiça.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

BLOGO.ÉS.FERA
___________________________________

"GIROSCÓPIO"
___________________________________

Eu sou um faz-tudo, não sou nada. Um insignificante pesquisador de freguesia que colaborou em inúmeros livros para que seus autores colocassem seus nomes, que ninguém leu e todos detestaram. Como bloguista, nunca ganhei um único prêmio, perdi minha saúde em noites em claro,para encher de fama ao dono do blog. Em resumo, muito sumo. É só o começo.
___________________________________

*****Eu sei, sou totalmente ignorante em Língua Portuguesa. Mas, eu questiono. Não entendo muito bem o sufixo de origem grega “ISMO”, que pode indicar crença, origem, sistema, etc. que segundo Júlio Ribeiro, autor da primeira gramática de língua portuguesa a utilizar o sufixo ‘ISMO”, em 1881, diz que tal sufixo “designa a generalização do significado do substantivo primitivo, ex.: positivismo, materialismo organismo”. Pois bem, na formação da palavra NEOLOGISMO, que vem de NEOLOGIA: NEO = NOVO, LOGIA = ESTUDO, segundo o dicionário do Aurélio. Entretanto, NEOLOGISMO, no mesmo dicionário significa NOVA PALAVRA. Consultando outros dicionários constatamos que LÓGOS(Grego) = PALAVRA; e ainda PARABOLE. E, no Latim, PALAVRA = PARÁBOLA.
Reafirmando minha ignorância, acho que a palavra NEOLOGISMO não explica o seu significado. Acho que deveria se chamar NEOLOGOÍSMO: NEO= NOVO; LÓGOS=PALAVRA; sufixo ISMO=DERIVAÇÃO DO SUBSTANTIVO PALAVRA. Daí, resultando a palavra NEOLOGOÍSMO. Pena que meu querido e saudoso amigo PROFESSOR HÉLIO MELO (escritor, professor, filólogo, jornalista, biógrafo, hagiólogo e ensaísta literário) não esteja mais ENTRE NÓS, para me tirar esta dúvida. Saudades do Mestre Hélio.

*****Assisti “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman,autor de mais de 50 filmes, cujo cenário se passa na época das Cruzadas. Tem por tema a questão do medo da morte. Um cavaleiro que volta da “Cruzada da Fé”. Quando ele retorna a sua terra só encontra destruição e morte. O próprio cavaleiro se depara com a personificação da morte, querendo tirar sua vida. Aceita-a, mas quer ganhar tempo. Então, propõe a morte disputar uma partida de xadrez. O filme muito interessante, serve de reflexão ao entendimento da vida, para àqueles que são prepotentes e arrogantes, para os que acham nada temer, e para os que pensam ser corajosos diante da morte.

8:56 AM  

Postar um comentário

<< Home