sábado, abril 26, 2008

EU, EU, EU MESMO...


Popularidade ele tem de sobra, sobretudo em meio ao pessoal que lambe rapadura. Na seara oficial e oficiosa, o argumento mais brandido pela turma do continuísmo é politicamente correto: o melhor candidato para a sucessão de Lula é o próprio Lula. Lidera todas as pesquisas em alta popularidade e quase nenhuma rejeição, tem a máquina administrativa a seu favor e, a seu favor, tem a falta de escrúpulo para alterar, em benefício próprio, desde a Constituição até o exaustor da cozinha do Palácio do Alvorada.

E cada vez mais surge esta pergunta na mídia: quem melhor do que ele? A pergunta na realidade é uma resposta: quem, senão Lula, poderá garantir essa frente colossal de interesses da classe dominante? Muita gente ainda acredita que o regime autoritário dos militares durou 21 anos por causa da repressão policial.

Não foi bem assim. Parte da mídia e a quase totalidade da classe política deram sustentação e quadros para os militares ficarem no poder por tanto tempo. Quisessem, teriam ido mais longe.