sábado, fevereiro 05, 2011

POLÍTICO CONFIÁVEL


Até que ponto um político profissional como Sarney é confiável? Respondo de sola: nenhum. Bem, dirão os defensores da classe (que os há, sobretudo na mídia), há políticos idealistas que não se enquadram no conceito de “político profissional”.


Idealista todo mundo é, inclusive alguns políticos, na medida em que têm “idéias” – sejam lá quais forem. Hitler era idealista, PC Farias também. Um queria dominar o mundo por meio da pureza racial e da força. O outro queria dominar a cena brasileira por meio da corrupção. São duas idéias.


Gigante mesmo é esse José Sarney, que não é do Maranhão, o Maranhão é que é dele. Como a Veja mostrou, ele vem dele mesmo, como governador, nos anos 60, e nunca mais saiu do poder. Está sempre podendo. E agora voltou a presidir o Congresso Nacional pela 3ª ou 4ª vez, cercado, com os filhos, acusados de todo tipo de corrupção. Nunca os acusadores conseguiram provar nada contra eles. São blindados.


Daí não existir a divisão entre políticos idealistas e profissionais. Todos são as duas coisas ao mesmo tempo.

Qual é o preço de mercado de um político profissional, que todos o são? Evidente que não pode ser um preço em dinheiro (em alguns casos até que pode). Não sendo em dinheiro, o preço é que nem a mulher, móbile, qual pluma ao vento, ou seja, não merece a menor confiança.

2 Comments:

Anonymous Maria das Graças de Menezes said...

Concordo, os políticos brasileiros não são confiáveis, exatamente por fazer da atividade uma profissão e hereditária, filho de político começa cedo, eleito com o dinheiro do pai, quase sempre desonesto. Pra mim no Brasil não existe político honesto, sem exceção(será que escrevi certo?)porque quando ele não rouba, manda outro fazer isso por ele(um filho,um neto ou assessor)

9:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em geral, em todas partes do mundo, os políticos não são profissionais confiaveis de nenhuma maneira.
Acho que é bastante difícil encontrar algum... quase todos roubam...

12:08 PM  

Postar um comentário

<< Home