sábado, janeiro 29, 2011

FADOS


Gosto muito de fados. Tenho-os interpretados pelos melhores fadistas de Portugal, a começar da inesquecível Amália Rodrigues. Chama-me a atenção um dos mais belos deles, Há uma música do povo, com letra de Fernando Pessoa (1888-1935), o mais genial poeta português, depois de Camões (sem falar em seus heterônimos). A música é de Mário Pacheco, dono da Casa do Fado, uma das mais procuradas em Lisboa. A interpretação é de Mariza, cantora jovem e de voz lindíssima. No Google dá pra ouvi-la. Vejam a letra de Pessoa:

Há uma música do povo

Nem sei dizer se é um Fado

Que ouvindo-a há um ritmo novo

No ser que tenho guardado


Ouvindo-a sou quem seria

Se desejar fosse ser

É uma simples melodia

Das que se aprendem a viver


Mas é tão consoladora

A vaga e triste canção

Que a minha alma já não chora

Nem eu tenho coração


Sou uma emoção estrangeira

Um erro de sonho ido

Canto de qualquer maneira

E acabo com um sentido!