sábado, março 03, 2007

Finalidade Farsante

Lula nos prometeu tempos de fartura, de vacas gordas, uma pela manhã, outra ao meio dia e outra à notinha. O perfume do esterco vai longe, atraindo milhões de moscas. Como o povo é chegado a uma autoflagelação, deu-lhe, de fome agradecida, milhões de votos para o segundo mandato. O picolé da bolsa-estudo engana a moçada. Se há alguma coisa que o brasileiro gosta, é ser enganado. Compra bilhete de loteria sorteado e se realiza em contos de vigário.

Dirão que somos o anti-Lula. Bom, somos contra tudo o que está aí. Vejam o PAC, um conjunto de planos estranhos para, na prática, resultar em tapas no rosto do povaréu, que ainda, muito católico, vira a outra face. Mas, o que eu quero mesmo é fazer uma pergunta – quem se responsabiliza pela corrupção, pelo desemprego, pela violência urbana, pelas crianças e mulheres assassinadas e estupradas todos os dias? Qual a receita do PAC para tudo isso? Verbas?

Mas vamos à pergunta -- quantas lágrimas um especulador de Manhattan ou um banqueiro suíço derrama por um menor assassinado no Brasil? Pergunto indignado. O que têm a ver banqueiros, especuladores e multinacionais com o sofrimento e a miséria de nossos pobres e o inferno das vidas nas grandes cidades brasileiras? A pergunta pode parecer idiota, mas é provocada pela flagrante injustiça social, o hiato entre os incluídos e os excluídos, a violência selvagem das grandes cidades, arrastadas em descida, pelo viés das barrancas espancadas de enxurros. São problemas gravíssimos.

Há nas teses da esquerda ilustrada uma vinculação entre a economia de mercado e a crise de valores. A busca do lucro, o estímulo ao individualismo, que estão na essência da economia de mercado, estariam também na raiz da desintegração dos valores. O governo de Lula insiste em apregoar prodígios, quando na verdade nos mantém, no listão da ONU, entre os países campeões de injustiças sociais deste planeta que o homem, enlouquecido, está destruindo, e já destrói tarde.

O PAC tem justamente esta finalidade sorrateira – desviar a atenção geral e trancá-la no banheiro...