quinta-feira, janeiro 11, 2007

SEM CONTROLE

A violência está desfigurando o Brasil, corroendo nosso estilo de vida, ameaçando a fisionomia de uma pátria de irmãos. De repente, em poucos anos, tudo mudou. Somos um povo com medo. Um povo que se sente ocupado pelas hordas de um particular apocalipse.

Nas grandes cidades há quem mate por um pão, há quem mate por nada. Desataram-se os instintos, e a violência não repara suas vítimas. Morrem ricos e morrem pobres, e em torno das residências cavam-se fossos e se levantam guaritas, ou pesadas grades que encarceram o sino.

O ministro Tomás Bastos é de uma piedosa incompetência para lidar com o problema. Vive de criar siglas que asseguram acabar com a violência. “Determinei à Polícia Federal que...” Etc. Não determinou nada e não acontece nada.

Ele não se lembra, nem o governo a que pertence, que o combate à violência começa pela proteção da infância. Enquanto houver uma criança abandonada, no Brasil, haverá sementes de ira. A violência – Lula e nem Bastos sabem disso – em última análise, é uma busca da morte. O Brasil não é país destinado a essa procura trágica.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Prazeroso vir aqui e ter a certeza de que vamos encontrar textos consistentes e acrisolados.

Parabéns, caro amigo Hélio.

10:12 PM  

Postar um comentário

<< Home